Uma das maiores dúvidas que rondam as atividades desempenhadas no varejo é como integrar as estratégias on-line e off-line, especialmente com relação às indústrias que começaram a negociar diretamente com o consumidor.
Analisando esse cenário, a E-Commerce Brasil realizou o Fórum Indústria Digital 2020. O evento contou com especialistas do setor varejista. Em um dos painéis, Luiza Fontana, Gerente de eRetail B2C da The Heineken Company, George Leite, Head de E-Commerce e Transformação Digital da Coca-Cola, e Bruno Balduccini, Srt. Digital Omni Trade Manager da Unilever discutiram sobre o engajamento e a integração do trade on-line e off-line no Brasil.
Mercado de trade on-line off-line atual
Na discussão citada, foi perguntado aos participantes qual a visão deles sobre o mercado de trade atual. Fontana explicou que a “primeira coisa que temos que olhar é para o consumidor”, pois ao colocá-lo no centro da estratégia, a empresa descobre como melhor atendê-lo e como montar as suas estratégias de exibição de produtos.
Balduccini acredita que o mercado mudou muito nos últimos tempos como um todo: “3 e 4 anos aconteceram em poucos meses”, ele explica com relação à pandemia do coronavírus.
George Leite completou explicando que, em 2020, a Coca-Cola previa uma queda no crescimento exponencial do digital e via as inovações chinesas como uma realidade distante. Porém, com a pandemia do coronavírus, houve crescimento das operações e o Brasil se encontra cada vez mais próximo às inovações das demais nações.
Segundo Balduccini, é essencial investir no famoso “arroz com feijão do varejo”.
Desmistificar o digital
Outro ponto levantado na conversa foi o da desmistificação do digital e a necessidade de integrar os variados canais. Leite analisa que é preciso enxergar o digital como um canal de venda, não apenas um caminho para a modernização.
Para tanto, é preciso criar regras do trade online tão detalhadas quanto as do varejo físico, que envolvem visibilidade do produto e diversificação do catálogo.
De acordo com Fontana, “Tudo aquilo que a gente não aceita em um ponto físico, não podemos aceitar no trade online”.
É extremamente importante garantir a integração entre os canais e, ainda, acompanhar o cliente ao longo do dia, estando sempre preparados para enfrentar as necessidades e demandas.
Analisar a dor do cliente
De acordo com os participantes do evento, uma das melhores formas encontradas para se destacar no mercado é a necessidade de sanar as dores dos clientes. É preciso colocar-se no lugar do consumidor e entender as suas reais carências.
“Descubra quais são as dores do seu cliente e se conseguir suprir cada uma você está fazendo o seu trabalho”, diz Fontana.
Fonte: E-commerce Brasil
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