Logo DarkLogo Light

Os times de construção de sites, criação de softwares e produtos web de uma agência digital são pressionados o tempo todo para gerar maiores resultados em menos tempo e com alta qualidade. Por isso, aumentar a produtividade no desenvolvimento web é um grande desafio dos gestores de projetos.

Se identificou com a situação? Então, aqui, vamos indicar algumas ferramentas e atitudes essenciais no momento de incentivar a equipe!

Por que focar na produtividade da equipe de desenvolvimento?


O ponto central de um time de desenvolvedores é a criação de produtos com inteligência e sob medida para o negócio de um cliente. Para que isso seja viável, cada vez mais é necessário apostar em uma infraestrutura que permita maior desempenho e experiência.

Uma saída para aumentar a produtividade no desenvolvimento web da agência é o uso de ferramentas colaborativas cada vez mais automatizadas. Entenda quais vantagens elas podem agregar para o seu time e seu negócio:

Redução de custo
Uma vez que você automatiza a maioria dos processos, o tempo de entrega é reduzido e, por consequência, o ROI pode ser proporcional ou mais positivo do que se previa.

É sempre importante pensar sob esse viés, pois, a redução de custos diz bastante sobre a sustentabilidade financeira de um projeto e ainda de um time de profissionais.

Agilidade na entrega dos projetos
A produtividade está diretamente ligada ao tempo de entrega de um produto. Por isso, a redução no tempo de entrega eleva o nível de satisfação do cliente e também sinaliza o compromisso do time com o crescimento da agência.

Escalabilidade de receita
Já que estamos falando sobre redução no tempo na entrega de sites, softwares e aplicações, é importante lembrar o quanto isso impacta no volume de projetos executados. Finalmente, a produtividade no desenvolvimento web pode implicar em receita escalável e até em expansão de serviços e de time.

Autogestão profissional
O sonho de um gestor de projetos em agências é que seu time de desenvolvimento seja cada vez mais focado na produção e que não haja a necessidade de microgestão. Ou seja, que o time consiga gerenciar sozinho as suas tarefas e em um só lugar, o que facilita a comunicação entre o próprio time, o controle sobre o andamento do projeto e ainda a colaboração multidisciplinar.

Produtos com maior qualidade
Quando os projetos são compartilhados e executados com uma equipe multidisciplinar que contribui e dá feedbacks durante a construção do trabalho, permite-se entregar produtos mais eficazes com menos possibilidade de falha e necessidade de manutenção.

Ferramentas ágeis podem aumentar a produtividade no desenvolvimento web
Estabelecer uma comunicação transparente e eficaz entre um time, permitir acesso remoto e descomplicado e aumentar o nível de padronização de entregas ajuda a dinamizar e otimizar a produção das equipes.

No time de desenvolvimento web não é diferente. Oferecer estruturas cada vez mais integradas e colaborativas permite a desburocratização das steps de um projeto e a execução mais simples de um projeto.

6 ferramentas para aumentar a produtividade no time de desenvolvimento da agência


Duda – plataforma web builder
A plataforma Duda é uma solução white label para agências que têm como serviço a construção de sites profissionais. A agilidade no processo Duda dá-se também pela construção compartilhada com os vários colaboradores envolvidos no processo, designers e desenvolvedores.

Além de oferecer em seu pacote, recursos que aceleram o processo de entrega dos sites, como templates prontos, banco de dados com widgets que podem ser customizados e adaptados à realidade e necessidade do cliente. Para a agência, esses recursos economizam tempo e equipe que podem se dedicar a atividades mais criativas, focando em soluções inovadoras para os clientes.

Bitbucket
Para profissionais que desenvolvem softwares, o Bitbucket é uma aposta. A solução foi pensada para o gerenciamento do código Git. Nele, os times podem planejar projetos, colaborar no código, testar e implantar.

A plataforma leva a sério o conceito de cloud computing e de infraestrutura on premises, por isso, quem utiliza consegue rastrear o histórico de alterações e até validar versões de códigos.

Operand – software de gestão
Para empresas que conseguem desenvolver seus produtos e serviços de forma digital, como agência de comunicação, marketing e publicidade, um software de gestão pode ser a melhor alternativa para gerenciar os processos e monitorar as demandas, com a facilidade de ser operado de forma remota.

Essa solução acelera a digitalização do negócio, a partir do estabelecimento de novas dinâmicas no fluxo de trabalho com uma operação que organiza desde a etapa de prospecção do cliente ao desenvolvimento e entrega do produto, com integração da equipe, diálogo entre as partes e acompanhamento do gestor e do cliente o tempo todo.

Sonarqube
E, se estamos falando sobre produtividade no desenvolvimento web, também estamos falando sobre qualidade. Por isso, contar com ferramentas com analisem o código de um projeto.

Para isso, a dica é o Sonarqube, uma plataforma de código aberto que analisa a qualidade de código em mais de 40 linguagens.

Scrum – metodologia ágil
O Scrum não é uma tecnologia, mas é uma ferramenta ágil bem popular entre os negócios que buscam inovar e acelerar seus processos de gestão. Enquanto metodologia, o Scrum é dividido em três partes denominadas: cerimônia, artefatos e papéis. Na primeira, são definidos os eventos e reuniões acerca do projeto. A segunda, reúne a listagem das tarefas para seu posterior monitoramento. Por fim, a terceira elenca as pessoas responsáveis por cada tarefa e atividade prevista no projeto.

Desse modo, o Scrum permite a compartimentação dos processos na agência e a também a flexibilidade deste a longo prazo, uma vez que com o acompanhamento passo a passo, é possível avaliar o desempenho e já realizar mudanças antes do projeto ser finalizado.

Timesheet – controle do tempo
Se um dos princípios das tecnologias ágeis é gerir melhor o tempo investido no desenvolvimento de um produto ou serviço, então, o Timesheet é a solução requisitada para que essa administração do tempo seja feita com rigor.

A ferramenta auxilia na contagem do tempo de execução de cada tarefa e isso dá tanto ao colaborador quanto ao gestor, uma visão sobre quanto cada projeto demanda de sua equipe. Com esse diagnóstico, é possível replanejar, redistribuir e reorganizar a divisão de trabalho para que se cumpra as atividades no tempo estimado.

Fonte: Blog Operand

1 Comment

  • 29 de julho de 2020

    Um comentarista do WordPress

    Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Leave A Reply