O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras de uma determinada organização. É por isso que um bom funil deve tornar todo o processo
previsível e escalável, facilitando assim as decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da
aquisição de clientes.
Em empresas que trabalham com Inbound Marketing, o funil geralmente é compartilhado entre
marketing e vendas, sendo cada uma das áreas responsável por etapas específicas.
Quando falamos de produção de conteúdo, o funil é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. O
Topo do Funil é fundamental para que sua empresa cresça, afinal é nessa etapa que você pode atrair e
educar potenciais compradores. Já o Meio do Funil é importante para continuar nutrindo seus Leads até
que cheguem no seu objetivo final — o da venda — sem que parem e desistam no caminho.
Um bom conteúdo de Fundo de Funil, por sua vez, pode ser decisivo para a quantidade de vendas
fechadas pela sua empresa. Por isso, seja informativo e específico, pois seu público já é qualificado e
tem interesse no seu produto ou serviço.