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O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de compras de uma determinada organização. É por isso que um bom funil deve tornar todo o processo

previsível e escalável, facilitando assim as decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da

aquisição de clientes.

Em empresas que trabalham com Inbound Marketing, o funil geralmente é compartilhado entre

marketing e vendas, sendo cada uma das áreas responsável por etapas específicas.

Quando falamos de produção de conteúdo, o funil é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo. O

Topo do Funil é fundamental para que sua empresa cresça, afinal é nessa etapa que você pode atrair e

educar potenciais compradores. Já o Meio do Funil é importante para continuar nutrindo seus Leads até

que cheguem no seu objetivo final — o da venda — sem que parem e desistam no caminho.

Um bom conteúdo de Fundo de Funil, por sua vez, pode ser decisivo para a quantidade de vendas

fechadas pela sua empresa. Por isso, seja informativo e específico, pois seu público já é qualificado e

tem interesse no seu produto ou serviço.

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