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O blog é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática. É com os posts publicados neste canal que você vai atrair visitantes, gerar tráfego e, se você realizar as ações de maneira correta, gerar Leads que posteriormente se tornarão clientes.

Mas mesmo este primeiro passo pode ser um verdadeiro martírio para empresas que estão começando a investir ou já investem em Marketing de Conteúdo: Que tipo de post eu devo produzir para o meu blog? Quais são formatos mais indicados dependendo do assunto que estou abordando ou do meu objetivo com o conteúdo? Quando e como utilizar imagens, áudio e vídeo em meu blog?

De fato, todas estas preocupações não vêm à toa: a maioria das empresas que investem em estratégias de conteúdo não sabem aproveitar ao máximo os diferentes formatos de post para gerar materiais interessantes e de qualidade.
Isso faz com que caiam em uma mesmice que hoje é uma verdadeira epidemia na internet: milhões de posts são publicados em milhões de blogs todos os dias, mas quase todos possuem a mesma cara e não agregam nada de novo ao seu público-alvo. No final das contas, são só mais conteúdos irrelevantes que provavelmente não gerarão nada além de despesas para a empresa.

Mas este não é o único problema: quem está iniciando ou dando continuidade à uma estratégia de Marketing de Conteúdo também esbarra em um desafio importante: o tempo. Como produzir tanto conteúdo com recursos e tempo limitados? A resposta pode estar em abordar um mesmo tema em diferentes formatos, fazendo que ele renda mais tanto para quem produz quanto para quem consome.

Sugestão de tipos de postagens:

Posts educativos
Esse tipo de post tem como principal missão educar a audiência sobre o mercado em que o produto/serviço está inserido.

Posts baseados em dúvidas
As dúvidas dos leitores de seu blog são poderosos insights para a criação de novos conteúdos.

Tutoriais ou passo a passo
Se você precisa ensinar a sua audiência a realizar determinada ação de modo prático, um post tutorial ou passo a passo é uma boa pedida.

Guias
Guias são conteúdos completos sobre determinado assunto. Tem como característica ser um conteúdo longo e detalhado. Por esse motivo é comum encontrarmos posts com títulos como “o guia definitivo”, “o guia completo”, “tudo o que você precisa saber sobre” e outras variações que denotam que se trata de um conteúdo completo.

Notícias
Notícias sobre o seu mercado também são ideias interessantes de conteúdos que você pode produzir para o blog de sua empresa.

Lançamentos de materiais
Sua empresa está lançando um material rico novo? Por que não aproveitar o blog para promover essas ofertas?

Posts Institucionais
Costumamos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia sobre os problemas e as necessidades de sua audiência e não sobre sua empresa.

Curadoria
Curadoria de conteúdo é uma alternativa para você produzir conteúdo a partir de conteúdo já existente.

No próximo post, algumas dicas para criação desse tipo de conteúdo.

Acompanhe!

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